Certificação ISO 9001
APCER
Certificação ISO 14001
APCER
Certificação NP EN 16636
APCER
A lagarta do pinheiro ou processionária (Thaumetopoea pityocampa Schiff) é o principal insecto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal.
Em procissão, da árvore para o solo, estes insectos impõem uma vigilância constante e combate urgente e atempado, dadas as consequências que podem trazer em termos de saúde pública.
As lagartas libertam milhares de pelos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas no Homem e animais e, em casos extremos, a morte.
Controlo de Lagarta Pinheiro.
Entre Setembro e Outubro
Entre os meses de Setembro e Outubro a DST – Desinfecções Sul Tejo recorre a um método inovador – a microinjeção directa.
A microinjecção é destinada ao tratamento de árvores, quer seja no controlo de pragas e doenças, quer seja para incorporação de nutrientes na planta, apresentando inúmeras vantagens, comparativamente com o método tradicional de pulverização.
Os produtos são aplicados na zona cambial da árvore (entre a casca e a madeira), zona esta que aceita substâncias químicas injectadas, as quais são absorvidas (sem danos para a árvore) e transportadas até à copa.
Entre outras vantagens:
Entre Janeiro e Março
Entre janeiro e Março, dependendo das temperaturas, inicia-se a procissão das lagartas para o local onde se enterram, sendo necessário intercetar esta migração para o solo.
A DST apresenta uma solução totalmente ecológica - armadilhas instaladas no tronco do pinheiro - as quais são totalmente seguras porque as lagartas ficam presas dentro de um recipiente próprio, o qual é removido em segurança.